A Psicopedagogia na Educação Infantil

A Psicopedagogia na Educação Infantil


A Psicopedagogia tem como missão, amenizar ou mesmo sanar os problemas de aprendizagem, os quais tanto afligem milhares de alunos em todo o Brasil.


Pensar em psicopedagogia é antes de tudo, pensar na prevenção e não tão somente quando começam os principais problemas de aprendizagem ,como por exemplo,os de cunho psicológico,fonoaudiológico,familiar ou ocupacional.

Por isso,é de fundamental importância saber identificar de modo preventivo esses problemas ainda na educação infantil,pois dessa forma conseguiremos não só antecipar a esses problemas mas saná-los da melhor maneira possível,encaminhando os alunos que estejam passando por alguma situação de dificuldade de aprendizagem antes que este,arraste tal problema até a chegada ao ensino fundamental.


O olhar do professor em sala de aula e o olhar do orientador educacional é de suma importância no enfrentamento desses problemas.


Ao professor da Educação Infantil:

1º-Deve-se observar o modo o qual os alunos falam, (se trocam constantemente algumas letras ao pronunciar ou mesmo escrever algumas palavras ou frases);

2º-Observar se um aluno que freqüenta a primeira ou segunda fase ainda não consegue fazer as letras do alfabeto, pronunciá-las, assim também com os números;


3º-Observar se o aluno isola-se dos demais coleguinhas, se chora constantemente ou se demonstra constante retração.

4º-Ao notar algum dos problemas anteriores, deve-se avisar imediatamente ao orientador educacional da escola, pois é ele o profissional capacitado e especializado para estes fins, pois o
mesmo realizará diversos testes e só então,chegando a uma conclusão que de fato este aluno será encaminhado à especialistas,tais como psicólogos,fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Para se encaminhar um aluno,é necessária a autorização dos pais e responsáveis pelo aluno o qual será encaminhado.
Talvez esteja aí um dos maiores tabus e empecilhos quando o assunto é prevenção de dificuldades de aprendizagem de uma criança,pois infelizmente é comum vermos no dia a dia ,pais
e mães descompromissados com a aprendizagem de seus filhos ,por alegarem estar trabalhando e há também aqueles pais que,mesmo estando em casa,alegam não dispor de tempo para levá-los às avaliações psicopedagógicas ou mesmo nos atendimentos,quando estes são agendados pelos especialistas.


É preciso que esses pais ou responsáveis entendam que,tanto a escola por meio do orientador educacional,quanto pelos professores de seus filhos,estão tentando evitar um problema mais grave num futuro próximo ou seja,se esta criança chegar ao ensino fundamental sem os devidos atendimentos psicopedagógicos,certamente poderá ser muito tarde e problemas como troca de letras,autismos,dislexias,discalculias,hiperativos, poderão durar pela vida inteira!


O importante é a conscientização desses pais no sentido de que,quando se matricula um filho na escola,está assumindo-se um compromisso não só de levá-lo na escola e deixá-lo lá, como se fosse
creche, mas sim, de arcar com suas responsabilidades, como por exemplo, zelar pelas lições de casa junto à criança, a sua saúde física e mental e principalmente pelo seu desenvolvimento através da participação cotidiana na vida escolar deste filho.



Não aceitar a ajuda oferecida pela escola, no sentido de se encaminhar este filho à especialistas, que irão ajudá-lo a superar tais dificuldades  seja na fala, no aspecto emocional ou mesmo ocupacional,é negligenciar e punir o aluno,o que é de fato algo injusto a aquele que possui um problema de aprendizagem e que por conta disso, poderá virar alvo de bullying no futuro por sua forma de falar,de comunicar-se ou de isolar-se em sala de aula!


Já ao professor,tanto da Educação Infantil,quanto do Ensino Fundamental, vale lembrar também que, encaminhar um aluno, requer vários aspectos a serem observados, para que a escola não se torne “uma fábrica de laudos” Por exemplo: Hoje,o aluno está triste,encaminha,o aluno falou a palavra “craro” em vez de claro,porém conseguiu falar clube,clima,Clotilde,já se encaminha.

É preciso estar atento,principalmente nesta questão da fala,pois pode significar não um problema de encaminhamento para fonoaudiólogo e sim,apenas imaturidade ao pronunciar esta ou aquela palavra.


Um encaminhamento deve ocorrer quando em geral,um aluno persiste durante semanas os mesmos
comportamentos,tanto na fala,quanto no comportamentos psicológicos apresentados diariamente em sala de aula.Lembrando que,na parte
emocional e comportamental,a observação deve ser seguida da seguinte maneira:

-Durante a entrada;
-Durante as atividades propostas;
-Durante a realização de brincadeiras individuais ou com os colegas;
-Durante o recreio
-Durante a saída

Devemos tomar muito cuidado, pois é comum um aluno não querer fazer a lição, ficar quietinho, isolado e o professor achar que este aluno deve apresentar uma dificuldade psicológica, porém,basta dar o sinal do recreio que este logo sai correndo,brinca e se diverte, ou seja,neste caso pode ser qualquer coisa,criança mimada,que sente
saudade dos pais,que não quis acordar cedo ,mas não um caso de um aluno com problemas de ordem psicológica.


*Alexandre Soares

* Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Erasmo de Rotterdan-Lisboa-Portugal;
Especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rey-UFSJ;
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIESP;
Graduado em Letras Português e Inglês pela UNIESP;
Professor Titular do Curso de Direito da Faculdade UNIESP de São Roque-SP;
Orientador Educacional-Prefeitura Municipal de Mairinque-SP
Autor de 29 livros-Editora Clube de Autores
​Colunista do Jornal da Economia

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia