PSICOLOGIA DO MERCADO, DA PROPAGANDA


psicologia do consumidorEm texto simples vamos estudar a psicologia do consumidor  e suas abordagens. As marcas e produtos de serviços são relacionadas com muitas qualidades e experiências pessoais. Juntamente com associações, emoções e a aparência de um produto surge também a imagem. O que importa para psicologia da propaganda é saber em que medida um produto desperta o desejo de compra no consumidor e o "fidelizar".  Para que um consumidor seja motivado a comprar, são aplicadas diversas estratégicas que também fazem uso de mecanismos psicológicos, tais como processos de percepção de aprendizagem e de memorização, bem como fatores de ordem sócio psicológica.

Propaganda
Por meio de propaganda, a pessoa é influenciada por mensagens geralmente de cunho emocional, que o levam desejar o produto.  Esse processo baseia-se no modelo de funcionamento da propaganda conhecido como A I D A, que é constituído por quatro fases.
( A: atenção), chama-se a atenção do consumidor pelo produto.
( I: Interesse), o consumidor começa a interessar-se pelo produto.
( D:Desejo), desperta-se o desejo do consumidor pelo produto. 
( A: Ação), o consumidor finalmente adquire o produto. A propaganda, portanto, é um fenômeno complexo e multifacetado, no qual com frequência se empregam métodos psicológicos. É importante que a propaganda seja guardada na memória e desperte emoções positivas.  Dese modo, o desejo de compra é reforçado. A propaganda não pretende, porém, apenas estimular a compra, mas também fidelizar o cliente pelo produto.

O modo como a propaganda é percebida  depende do impacto causado no consumidor ou também na sua participação interior.  Quando se tem, por exemplo,  o desejo de comprar uma nova cama, os panfletos de propaganda de lojas de móveis começam a despertar o interesse.  A medida do envolvimento influencia  a profundidade da elaboração das informações. Na maioria das vezes, outras pessoas são consultadas. Com um fraco envolvimento, a procura por informações ´mínima. Nesse caso, as outras pessoas também têm pouca influência no comportamento. As informações são superficialmente trabalhadas. Dá-se uma transição simplificada da atenção á prova ou experimento. Outra forma é o envolvimento com o produto, ou seja, em que medida um produto exerce influência sobre o envolvimento do consumidor.
Esse é mais intenso na compra de um computador do que, por exemplo, na de uma caixa de bombons.
O envolvimento cresce quando um comprador potencial tem o sentimento de poder cometer algum erro durante a compra, cujas consequências sejam relativamente graves. Mas até uma excursão, associada a eventos comerciais ou feira, podem aumentar o envolvimento. A  propaganda também deve fazer com que o consumidor se mantenha fiel a uma marca. Para que seja percebida, a propaganda tem que transmitir informações num intervalo de tempo  mais breve possível, seja por meio do conhecido logotipo da empresa seja pela composição familiar de cores de placas ou de prospectos. A atenção de um consumidor deve ser atraída Mesmo quando este não tem nenhuma necessidade e intenção de adquirir o produto. Chamariz como rostos de crianças ou imagens segmentadas servem para despertar atenção, como painéis scrolling com mensagens comerciais cambiantes. Quando se combinam todos esses aspectos, as probabilidades da propaganda ser percebida aumenta sensivelmente.
A exposição subliminar de mensagens comerciais não deve ser subestimada. Produtos que bem posicionados em propagandas de televisão, por exemplo, exerce efeito sobre o telespectador mesmo quando este nem nota.
Percepção Subliminar
Foi investigado se mensagens mercadológicas subliminares podem influenciar o comportamento do consumidor. Quatro grupos-cobaia foram expostos durante uma experiência de 15 minutos a estímulos supra ou subliminares, tais como "Coca-Cola", Beba Coca-Cola" ou as letras"NYTP", de modo que os participantes começaram a ter uma forte sensação de sede. O que não aconteceu com a sequência de letras sem sentido. Mas mesmo a exposição supraliminar ao estímulo Coca Cola também provocou a sede intensa.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia