Sinais da Mentira 01

Sinais da Mentira 01
Sinais da mentira - dissimulação - sinais não verbais - linguagem corporal.

Mentira componente intrigante das relações humanas. Mentir pode resultar em consequências desastrosas. Por isso reconhecer quando uma pessoa está mentido é fundamental para evitar situações desagradáveis nas relações inter pessoais.
O bom mentiroso consegue esconder suas atitudes, existe sinais de sua dissimulação que podem ser captados através de uma série de movimentos de seu corpo. Por meio da observação de gestos, posturas e expressões faciais.

Dicas para reconhecer a mentira.
Corpo
Normalmente o "mentiroso" tende a se retrair ao contar uma mentira, escolhendo braços, pernas e ocupando "pouco espaço".
Olhos
O mentiroso evita contato visual com o inter locutor. Algumas vezes as pessoas podem fazer isso para lembrar-se de um fato.
Rosto
As pessoas usam as mãos para esconder o rosto, cobrindo a boca ou coçando o nariz ao falar. Movimentos faciais do mentiroso limitam-se a região da boca e não envolvem todo rosto.
Linguagem Verbal
Aqueles que mentem tendem a colocar pouca ênfase no que estão dizendo, diminuindo a expressividade e a oratória. Muitas vezes o mentiroso coloca detalhes na história a fim de torná-la convincente, e especialmente porque os silêncios são incômodos para quem esta mentindo.
Emoção
Demostrações de emoção são mais prolongadas ou curtas que o normal, normalmente há mudança bruscas de humor.

Tempo errados entre gestos e falas, por exemplo, quando alguém sorri após uma pessoa dizer que adorou o presente, mas há um lapso-entre o sorriso e a sentença.
Assunto
O mentiroso exibirá certo relaxamento se mudarmos de assunto subitamente, uma pessoa dizendo a verdade tente a responder ficando um pouco mais tensa, pois pode não compreender a mudança. Responder com humor  ou sarcasmo muitas vezes mascarada um assunto incomodo.

Lembre-se de que o contexto é o elemento principal e não devemos avaliar as pessoas por apenas alguns destes sinais.

Parte 01 sobre  mentira, será apresentado em 06 partes consecutivas completando estudo.


Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia