Ética e Moral

ética e moral
A ética se caracteriza pelo conjunto de princípios gerais que reagem a forma como , na prática, lidamos com as questões morais da vida cotidiana. Com base neles julgamos e avaliamos a nós mesmos e os outros, formulamos juízos de aprovação ou reprovação. Em linhas gerais, a primeira é teórica; a segunda é prática. 
Diferentes civilizações, ao longo dos séculos, tem recorrido a esse grupo de lógicas, crenças e conceitos para proteger a coletividade e garantir condições básicas de convivência, em busca de uma harmonia frágil- mas possível.

A palavra moral vem do latim, mos ou mores, e significa "costume" no sentido de normas ou regras introjetadas pelo o hábito; refere-se ao comportamento, ao modo de agir.

Já o vocábulo da ética tem origem grega, ethos; significa, analogamente, modo de ser ou caráter. Do ponto de vista da filosofia, ambos indicam uma maneira de vida adquirida  - e não uma predisposição natural, o que remete à ideia de uma "humanidade adquirida".

"A ética não cria a moral, não a estabelece em uma comunidade (...), é antes a ciência da moral, isto é, uma esfera do comportamento humano".  Profº Adolfo Sánchez Vásques.

"A decisão é um dilema sempre individual, mas suas consequências podem afetar muitas outras pessoas"
Do livro Qual a tua obra? (vozes,2008) Profº Mario Sérgio Cortella. 

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia