Wilhelm Reich

Reich Médico e cientista natural que desenvolveu uma ampla pesquisa sobre os processos energéticos primordiais, vitais
Reich (1897-1957) iniciou seu trabalho na década de 1920, tendo como principal objeto de estudo o funcionamento da “bioenergia” - “a função bio energética da excitabilidade e motilidade da substância viva”. O encaminhamento lógico e experimental desse trabalho conduziu-o à descoberta de uma “força” básica que atua não só nos seres vivos, mas também no cosmos. Esse “novo” tipo de energia foi experimentalmente comprovado por Reich no período 1939 a 940 e, então, nomeado como “energia orgone cósmica”.                                  
Nesse momento, nasce a Orgonomia — a ciência que se dedica ao estudo das manifestações da energia orgone no micro e no macro cosmos, no vivo e no inanimado.

A Orgonomia surge, portanto, como resultado de quase duas décadas de trabalho. E Reich desenvolve-a, ainda, por mais 18 anos (até sua morte, em 1957)  em várias dimensões: Orgono terapia; Física, Astrofísica e Biofísica Orgone; Pedagogia Orgo nômica; Orgonometria etc. (O termo “orgonomia”, além de indicar essa nova, vasta e promissora ciência, expressa também o conjunto da produção científica reichiana). Simultaneamente à pesquisa sobre os processos energético-vitais, Reich   elaborou, no decorrer de seu percurso científico, três técnicas terapêuticas:
A análise do caráter (1923-1934), a vegeto terapia caractéro - analítica (1934-1939) e a orgono terapia (1939-1957). E, também, um novo método de pensamento e pesquisa (o Funcionalismo Orgo nômico) e uma inédita técnica de ordenação das funções naturais, que associa as dimensões qualitativas e quantitativas na pesquisa orgo nômica (a Orgonometria). Embora Reich tenha circulado pelas mais variadas áreas do conhecimento  (Psicanálise, Episemologia, Sociologia, Antropologia,  Biofísica,  Física etc.),  o fio condutor e entrelaçador da pesquisa reichiana sempre foi a investigarão da especificidade dos processos energéticos básicos.

Inicialmente, nos domínios psíquico e social; depois, na dimensão biofísica; por fim, no território cósmico. A técnica desenvolvida pelo médico e cientista natural Wilhelm Reich, conjuga o “trabalho verbal” e uma série de exercícios corporais.
A orgono terapia tem-se revelado altamente eficaz para lidar com problemas tais como a depressão, os distúrbios psicos somáticos, a síndrome do pânico, os assim chamados “transtornos de personalidade” etc. 
Mas é, antes de tudo, uma terapêutica profilática que se propõe a ir além do trabalho com os sintomas, procurando alcançar, assim, as disfunções bio energéticas globais que dão origem a várias patologias físicas e psíquicas.


Referências:
Reich, Wilhelm Função do Orgasmo, São Paulo, Editora Brasiliense, 
18ª edição, 1994



Reich, Wilhelm Análise do Caráter, São Paulo, Martins Fontes, 

3ª edição, 1998.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia