Síndrome do esgotamento profissional

Síndrome do esgotamento profissional
AS FASES DO ESGOTAMENTO
Síndrome do esgotamento pro fissional não acontece da noite para o dia: desenvolve-se lentamente, por um longo período. O pesquisador Herbert Freudenberguer pioneiro no estudo da doença, e sua colega Gail North dividiram o esgotamento em 12 estágios. Eles não ocorrem necessariamente na sequência indicada. Muitas vítimas saltam uma fase, outras vêem-se em várias delas ao mesmo tempo. A duração de cada etapa varia de pessoa para pessoa.


01)NECESSIDADE DE SE AFIRMAR

No começo, verifica-se com frequência uma ambição exagerada. Ânsia por fazer coisas, interesse e desejo de se realizar na profissão transformam-se em obstinação e na compulsão por desempenho.
É preciso constantemente provar aos colegas - e, sobretudo, a si mesmo - que faz o trabalho muito bem e que é plenamente capaz.

02)DEDICAÇÃO INTENSIFICADA

Para fazer jus às expectativas desmedidas, vai-se um pouco além e se intensifica a dedicação. Delegar tarefas torna-se cada vez mais difícil.
Em vez disso, predomina o sentimento de que tem fazer tudo sozinho , até para demonstrar que é imprescindível.

03)DESCASO COM AS PRÓPRIAS NECESSIDADES

Praticamente todo o tempo disponível é reservado para a vida pro fissional. Outras necessidades, como dormir, comer ou encontrar-se com amigos são descartadas como fúteis. Atividades de lazer perdem o sentido. A pessoa justifica para si mesma a renúncia como desempenho heróico.

04)RECALQUE DE CONFLITOS

Persebese que alguma coisa não vai bem, mas não se enfrenta o problema. Confrontá-lo pode deflagrar uma crise e, por isso, o problema físico começam aparecer.

05)REINTERPRETAÇÃO DOS VALORES

Isolamento, fuga dos conflitos e negação das próprias necessidades modificam a percepção. O que antes era importante, como amigos ou passatempos, sofre uma completa desvalorização. A única medida da própria relevância e da auto-estima é o trabalho. Tudo o mais é subordinado a esse objetivo.
O embotamento emocional é visível.

06)NEGAÇÃO DE PROBLEMAS

O principal sintoma desta fase é a intolerância. Os outros são percebidos como incapazes, preguiçosos, exigentes demais ou indisciplinados.
Predomina o sentimento de que os contatos sociais são quase in suportáveis. Cinismo e agressão tornam-se mais evidentes. Eventuais problemas mas são atribuídos exclusivamente à falta de tempo e à jornada de trabalho, e não à trans formação pela qual se está passando.

07)RECOLHIMENTO

Os contatos sociais são reduzidos ao mínimo. Vive-se recolhido, com a crescente sensação de desesperança e desorientação. No trabalho, "faz-se o estritamente necessário". Nessa fase, muitos recorrem ao álcool ou às drogas.

08)MUDANÇAS EVIDENTES DE COMPORTAMENTO

Agora, é impossível para os outros não perceber a trans formação pessoal. Os outrora tão dedicados e ativos revelam-se amendrontados, tímidos e apáticos. Atribuem a culpa ao mundo à sua volta, Interiormente, sentem-se cada vez mais inúteis.

09)DESPERSONALIZAÇÃO

Nessa fase, rompe-se o contato consigo próprio. Ninguém mais parece ter valor, nem o próprio afetado nem os outros, as necessidades pessoais deixam de ser percebidas.
A perspetiva temporal restringe-se ao presente. A vida é rebaixada ao mero funcionamento mecânico.

10)VAZIO INTERIOR

A sensação de vazio interior é cada vez mais forte e mais ampla. A fim de superá-la, procura-se nervosamente por atividades. Surgem reações excessivas, como intensificação da vida sexual, alimentação exagerada e consumo de drogas e álcool.
Tempo livre é tempo vazio, entorpecido.

11)DEPRESSÃO

Aqui, síndrome do esgotamento equivale a depressão. A pessoa se indiferente, desesperançada, exausta e não vê perspetiva. Todos os sintomas dos estados depressivos podem se manifestar, desde a agitação até apatia. A vida perde o sentido.

12)SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PRO FISSIONAL

Este estágio cor responde ao total colapso físico e psíquico.
Quase todos os afetados pensam em suicídio e não são poucos os que a ele recorrem.
Pacientes nesse estado constituem casos de emergência: precisam de ajuda médica e psicológica o mais rápido possível.

Comentários

  1. Muito interessante, o histórico pessoal do individuo pode determinar a duração de cada etapa!?

    Abraços!
    Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia