Psicanálise e Processo de Aprendizagem


Podemos considerar que foram marcantes as contribuições da psicanálise no que se refere ao processo ensino-aprendizagem, na medida em que esclarece o próprio educador sobre termos e aspectos até então desconhecidos ou velados de sua própria natureza como Desejo, libido, pulsão, transferência, etc. O reconhecimento desta natureza em si possibilita a compreensão da natureza do outro como pano de fundo do processo de aprendizagem individual. Destacamos ainda o fato de Freud alertar para a necessidade de resgate da criança interior do Educador como forma de aprimorar a relação ensino-aprendizagem e por fim, quanto a afirmação de que educar é impossível, pensamos que seja impossível enquanto processo pronto e acabado, já que se trata de um processo vivo e infinito. Enquanto se vive, se aprende, através das experiências.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia