O Sentimento de Culpa (recomendações de leitura)

sentimento de culpa
Notas sobre o sentimento de culpa
Paulo Sergio Rosa Guedes[1]
Julio Cesar Walz [2]
Comecemos com uma pergunta: sentir culpa é algo bom e proveitoso para a vida? Em uma enquete provavelmente as respostas teriam este teor: é ruim sentir culpa, muito ruim, mas senti-la é um ato de reconhecimento dos erros que se cometeu e é a única chance que se tem para melhorar e reparar as falhas cometidas. Ou seja, as respostas, pensamos nós, iriam na direção de que sentir culpa é algo essencial para a melhoria da pessoa, apesar de que é muito ruim ter este sentimento, mas necessário para perceber a própria responsabilidade. Este, a nosso ver, seria o resultado de uma investigação – enquete -  que tratasse deste assunto.

Dizemos nós: é preciso que se consiga um novo olhar sobre o que se chama sentimento de culpa. É preciso e necessário. Sem uma visão nova, clara e definida sobre isto, não se pode vislumbrar o estrago que, inadvertidamente e aparentemente sem querer, fazemos em nossas vidas. Fica parecendo que sofremos por sentir culpa, temos a impressão de que somos vítimas dela e que nada podemos fazer para nos livrar disto.

Não, nosso olhar está mal posicionado, este ponto de vista é totalmente ilusório. Mantemos a culpa e sua forte tensão emocional para tentarmos, assim, evitar o sofrimento, contornar a sensação de impotência frente a vida que é absolutamente incontornável. Afirmamos “evitar o sofrimento”. Não temos dúvida de que este é o fator essencial na manutenção do sentimento de culpa. Tentaremos explicar melhor.

Nosso grande problema é justamente o não saber como se criam as coisas, as dificuldades, os prazeres, enfim, de onde vêm as vicissitudes de nossa vida. Mas, precisamos saber, claramente, que elas fazem parte de nós, são essenciais em nossa vida, sem elas nada podemos experimentar, nem de bom nem de ruim. Como é muito difícil aceitar e conviver com este fato, tentamos substituí-lo por achar causas, culpados, responsáveis, etc., etc. Aí o denominado sentimento de culpa, daí a vida sem sentido, daí o sentimento de estar apenas passando o tempo em vez de aproveitá-lo.

E o mais grave, mais prejudicial: dizemos a nós mesmos que não desejamos, de modo algum, sentir culpa, e não sabemos que estamos, convictamente, mentindo para nós próprios, enganando a nossa consciência, tudo isto, aparentemente, em favor de poder viver melhor.

Discutimos com maior amplitude o tema do sentimento de culpa num livro que publicamos há pouco tempo, denominado O Sentimento de Culpa, onde estabelecemos com clareza que ele é, sem dúvida, um sentimento delirante de grandeza.


[1] Médico Psiquiatra e Psicanalista. psrg@terra.com.br
[2] Psicólogo, Psicanalista.  juliow@via-rs.net
O livro estará a venda em Porto Alegre na Livraria Cultura, no Rio de Janeiro na Livraria Travessa e nos mais estados brasileiros pelo site da Livraria Cultura pela internet.

Comentários

  1. Acabei de ver os autores no Programa do Jô Soares, gostei da entrevista. Pena que foi por pouco tempo. Gostaria de saber se os autores são da linha Inglesa ou Francesa....

    ResponderExcluir
  2. Vou comprar o livro para poder compreender melhor o assunto. Na minha opinião, todos nós carregamos na consciência o sentimento de culpa, pricipalmente os dirigentes mundiais que possuem o poder de deflagar a guerra entre os povos. Acho que o sentimento de culpa pode ser coletivo ou individual. Por exemplo: a crueldade que estamos praticando contra a natureza dói na consciência de todos nós, mas poucos são capazes de defendê-la com determinação.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo oculto nosso amigo Dr. Júlio Walz responde sobre linha do segmento na psicanálise: "Somos autores da linha da psicanalise... ou da liberdade de pensamento..." E quanto comprar o livro podemos lhe enviar pelo correio.
    Utilize o formulário de contatos e deixe seu e-mail que informamos como proceder.
    E muito obrigado pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Culpa, a meu ver, é sentimento judáico-cristão... O que temos diante da vida é reconhecer que somos responsáveis por nossos atos ou por suas omissões... isso sim!!! Responsabilidade!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá. Gostaria de saber se e quando este livro estará à venda nas principais livrarias de Curitiba. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Leitor Anônimo de Curitiba; podemos lhe enviar o livro pelo correio!

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Gostaria de saber como adquirir o livro.Gostei muito da entrevista no programa do Jo.Foi uma pena que justamente neste dia houve 4 entrevistado,e todos interessantes.

    ResponderExcluir
  8. VOCÊ QUER COMPRAR O LIVRO? NÃO SABE ONDE? FAÇA O PEDIDO OBS: PEDIDO SOMENTE PARA O BRASIL PELO O E-MAIL: psicoacademica@gmail.com

    Atenciosamente

    Psicologia Acadêmica

    ResponderExcluir
  9. Boa noite ! Gostaria de comprar o livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia