Dicionário Crítico de Análise Junguiana


O dicionário inclui:
Termos e idéias introduzidas ou desenvolvidas originalmente por Jung (por exemplo, INDIVIDUALIZAÇÃO);
(b) termos e idéias de uso geral em psicodinâmica, porém utilizados de modo particular por Jung (por exemplo, SÍMBOLO);
(c) palavras usuais utilizadas por Jung de modo particular (por exemplo, TOTALIDADE);

(d) termos principais introduzidos e desenvolvidos por outros autores da Psicologia Analítica (por exemplo, EIXO EGO-SELF). De modo geral, foi incluído apenas material dessa espécie editado em algum estágio em inglês;
(e) termos psicanalíticos (limitados pelas considerações mencionadas no parágrafo anterior - por exemplo, PORJEÇÃO).
Outro modo de o leitor orientar-se é o seguinte. Alguns verbetes descrevem o etos ou a ideologia de Jung (por exemplo, MÉTODOS REDUTIVO E SINTÉTICO). Outros lidam com temas que são básicos na psicologia analítica (por exemplo, INCESTO). E outros abarcam importantes idéias teóricas de Jung (por exemplo, ARQUÉTIPO). Finalmente, termos técnicos são definidos especificamente (por exemplo, PERSONA).

Dever-se-ia recordar que a psicologia analítica, como a psicanálise, constitui um tecido feito com três fios principais: uma investigação e exploração da vida inconsciente, um corpo de conhecimento teórico e um método de tratamento.
Toda disciplina produz sua própria terminologia e a psicologia profunda não é uma exceção. A esperança é que, explicando-se os significados aprisionados no jargão, a terminologia ganhará vida. Isso porque palavras e idéias são vivas; crescem, decaem, mudam. Unem pessoas e provocam cisma. Falam em favor da psique e podem causar dano á psique.

Foram as experiências comuns e contrastantes dos autores como analistas, professores e escritores que os levaram a elaborar este livro. Pois a própria luta deles com a palavra escrita de Jung desempenhou um papel para motivá-los. Assim, sob a superfície de um serio empreendimento didático, jaz um substrato de empatia com aqueles que estão lutando por adquirir compreensão.

Créditos: Imago Editora 1ª Edição em português


Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia