PSICOTERAPIA CORPORAL

PSICOTERAPIA CORPORAL
Segundo  Wilhelm Reich (1897 - 1957), a história de vida de uma pessoa se expressa em sua postura corporal, respiração e gestos. Há sentimentos e experiências que são retidas no corpo, protegendo a pessoa de experiências dolorosas. Desse modo, contudo, sua capacidade de vivenciar torna-se mais limitada. 
Nessa concepção holística de terapia, o corpo e o espírito estão em estreita relação um com o outro. 
Durante a terapia, o corpo está no centro das atenções. Parte-se de que tensões e más posturas são formas de bloqueio que podem prejudicar ou mesmo interromper o fluxo interno de energia. O fluxo de energia tem uma decisiva influência sobre o pensamento e o sentimento de uma pessoa. São praticados exercícios para a respiração e musculatura, e o paciente é instalado a prestar atenção nos sinais do corpo.
Para livrar-se dessas formas neuróticas de caráter, importa dissolver as tensões corpóreas. 
O objetivo da terapia é fluência da energia corporal.  Por isso na terapia são aplicadas técnicas como massagem ou pressão.  Entre outra coisas,  em primeiro plano está o aprofundamento da respiração e da consciência. Todas as experiências durante o exercícios físicos são, em seguida, elaboradas psicanaliticamente considerando a tensão entre necessidade e resistência.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

Milhares de livros completos para download

Leontiev e a Teoria da atividade