Síndrome das Férias

Síndromes das Férias
Férias, sol quente, nenhuma preocupação na cabeça  muitos projetos no coração.  É tempo de férias. A expectativa é tanta que não queremos perder minuto algum, por isso temos que fazer a escolha certa, não podemos errar. O fato que todos nós temos um período de férias, bem merecidas.  Preparar o corpo e o espirito para as férias é importante, as férias são uma especie de "recarregador de baterias" para o resto do ano, por isso merecem  cuidado especial.
O primeiro desses cuidados: não pense que passar da correria do ano inteiro para um período de descanso total seja assim tão fácil. A maioria de nós está mais preparado para trabalhar, agir, resolver. Relaxar, esticar o corpo na areia, sentar com os amigos, pendurar uma rede e ficar olhando as montanhas acabam sendo tarefas desafiadoras.
Dar-se o direito de não fazer nada é difícil para nós. Fomos ensinados a trabalhar, não a descansar. Muitos médicos já diagnosticaram o que chamam de "síndrome das férias". Depois de meses sem parar, a pessoa cai doente assim que se sente desobrigada a correr de um lado para outro.  O organismo se dá o direito de adoecer. A síndrome aparece também no final das férias. O corpo, acostumado a manter-se esticado como a corda de um arco, relaxa de uma vez e vai se ressentir quando tiver de retornar a correria do cotidiano.
Empresas que dedicam maior atenção a seus pro fissionais sugerem distensão gradual, que se inicia alguns dias antes das férias, e retomada mais lenta, que considera uma semana de readaptação na volta ao trabalho. Choques "térmicos" entre correria e folga acabam quebrando o lado mais vulnerável de nós todos, o organismo.
O corpo é um termômetro muito sensível a o que passa no nosso universo emocional. É ele que da o alarme. Se represamos muito nossos sentimentos, se não aprendemos dizer não, nem damos o direito de ter nossos espaços,  o dique vai se romper em nosso organismo. Nosso sufoco e infelicidade podem escapar em formas de doenças.  Boa parte das enfermidades tem origem psicos somática, ou seja, brota no corpo quando a alma e a cabeça não estão bem.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

Milhares de livros completos para download

Leontiev e a Teoria da atividade