ASSÉDIO MORAL

ASSÉDIO MORAL
Assédio Moral
O assédio moral caracteriza-se pela intencionalidade; consiste na constante e deliberada desqualificação da vítima, seguida de sua conseqüente fragilização, com o intuito de neutralizá-la em termos de poder. Sem dúvida, trata-se de um processo disciplinador em que se procura anular a vontade daquele que, para o agressor, se apresenta como ameaça. É uma situação grave que, em 18% dos casos, leva a vítima ao suicídio (homens brasileiros, segundo pesquisas). É enorme o número de casos de assediados que não agüentam a pressão e acabam se desligando do trabalho. Muitos entram em profundo estado de depressão. O assédio moral não tem escolha de classes nem profissões.
Por trás do assédio moral está a inveja, porque a vítima apresenta qualidades que o assediador não possui.
O assédio moral é uma violência invisivel começa de uma forma branda e insunuante e vai crescendo pouco a pouco, expressado por palavras e gestos abusivos que tem por objetivo constranger a pessoa da vítima.
Estratégias do agressor
Saber identificar no comportamento e no discurso quando o agressor está em ação é uma importante ferramenta de auto-defesa no mercado de trabalho. Veja como ele age:
• Escolher a vítima e isolar do grupo.
• Impedir de se expressar e não explicar o porquê.
• Fragilizar, ridicularizar, inferiorizar, menosprezar em frente aos pares.
• Culpabilizar/responsabilizar publicamente, podendo os comentários de sua incapacidade invadir, inclusive, o espaço familiar.
• Desestabilizar emocional e profissionalmente. A vítima gradativamente vai perdendo simultaneamente sua autoconfiança e o interesse pelo trabalho.
• Destruir a vítima (desencadeamento ou agravamento de doenças pré-existentes). A destruição da vítima engloba vigilância acentuada e constante. A vítima se isola da família e amigos, passando muitas vezes a usar drogas, principalmente o álcool.
• Livrar-se da vítima que são forçados/as a pedir demissão ou são demitidos/as, freqüentemente, por insubordinação.
• Impor ao coletivo sua autoridade para aumentar a produtividade.

Piadinhas maldosas, insinuações, agressões sutis no ambiente de trabalho... Cuidado, você pode ser vítima de assédio moral

Comentários

  1. Conheça e faça parte do blog "Assediados".
    Um espaço onde vítimas de assédio ou dano moral podem relatar suas histórias, compartilhar experiências, e buscar caminhos para tornar o ambiente de trabalho um espaço seguro, onde seres humanos sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem. Um espaço onde você encontrará informações atualizadas sobre Assédio Moral no trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

Milhares de livros completos para download

Leontiev e a Teoria da atividade