SBPRJ EXIBIRÁ OS FILMES ‘AUGUSTINE’ E ‘OS DEMÔNIOS

A Sociedade Brasileira de Psicanálise exibirá filmes que retratam casos de   
histeria, individual e coletiva, para retomar debates sobre o distúrbio  
   
SBPRJ EXIBIRÁ OS FILMES ‘AUGUSTINE’ E ‘OS DEMÔNIOS

Frequentemente confundidas com situações de simulação e fingimento, as crises de histeria, que podem envolver sintomas como ataques, convulsões, paralisias e contraturas, mobilizam o ambiente em que ocorrem e a curiosidade dos pesquisadores. Para colaborar com os estudos sobre o distúrbio, o projeto Psicanálise & Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), vai exibir e debater, em setembro e outubro, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, dois filmes que abordam tais fenômenos: “Augustine” (2013) e “Os Demônios” (1971).  

SBPRJ EXIBIRÁ OS FILMES ‘AUGUSTINE’ E ‘OS DEMÔNIOS
O primeiro filme a ser exibido no ciclo “A Histeria antes de Freud”, em 23 de setembro, às 19h, será o drama francês “Augustine”, estreia em longa-metragem da diretora Alice Winocour. A ficção, que se passa em 1885, em Paris, é desenvolvida a partir de uma paciente histérica real de Jean-Martin Charcot (Vincent London), do Hospital Pitié-Salpêtriere, com quem Freud foi estudar no século XIX. Devido à pouca informação sobre a doença, os ataques de histeria eram muitas vezes confundidos com possessões demoníacas, o que faz com que Charcot tenha que provar a seriedade de sua pesquisa.  

Após uma crise histérica no emprego, a jovem Augustine (a atriz que traz o curioso nome Soko), de 19 anos, torna-se objeto de estudo de Charcot, que passa a dedicar muito tempo esta pacienteAugustine acredita que o médico possa curá-la e desenvolve uma relação especial com ele. Depois da sessão na sede da SBPRJ, a psicanalista Maria Inês Lamy, da Escola Brasileira de Psicanálise, participará do debate sobre “Augustine”. A classificação etária é 14 anos e a taxa de manutenção (preço único para assistir ao debate e filme) custa R$ 20.  
SBPRJ EXIBIRÁ OS FILMES ‘AUGUSTINE’ E ‘OS DEMÔNIOS

Em 28 de outubro, às 19h, será exibido “Os Demônios”, considerado pelo Brithish Film Institute obra-prima do cineasta inglês Ken Russel. Inspirado no livro “Os Demônios de Loudon” (1952), de Aldous Huxley, a ficção mostra um caso real de histeria coletiva ocorrido em um convento de freiras na França no século XVII.   
SBPRJ EXIBIRÁ OS FILMES ‘AUGUSTINE’ E ‘OS DEMÔNIOS

A trama é ambientada durante  violento regime católico dos idos de 1631 e parte da suposta possessão da madre-superiora Irmã Jeanne (Vanessa Redgrave), cujas fantasias sexuais com o padre Grandier (Oliver Reed), do vilarejo de Loudon, resulta em um dos mais sangrentos episódios da época.  A psicanalista da SBPRJ Fátima Amin debaterá o filme em seguida. A classificação é 18 anos. A entrada é grátis e sujeita à lotação da sala (60 lugares).  
  
Histeria  

Segundo o Dicionário de Psicanálise de Elisabeth Roudinesco e Michel Plon, a histeria é uma neurose caracterizada  por quadros clínicos muito variados cuja particularidade está no fato de que os conflitos psíquicos inconscientes se expressam de modo teatral e sob a forma de simbolizações, através de sintomas corporais que podem ser duradouros (paralisias, contraturas, cegueiras) ou breves (ataques, convulsões - que parecem com o que acontece nas epilepsias).  

“Se são menos visíveis os quadros de grande histeria individual que aconteciam frequentemente há 100 anos e estudados por Charcot, ou mesmo os de histeria coletiva descritos por Huxley com base em documentos do século XVII, isto não quer dizer que aquelas estruturas de personalidade não existam, mesmo que nem sempre se manifestem com a mesma frequência ou do mesmo modo de antes”, afirma o psicanalista Luiz Fernando Gallego, coordenador do projeto Psicanálise & Cinema.  

SERVIÇO “AUGUSTINE  
Direção:  Alice Winocour   
Data: 23 de setembro  
Horário: 19h  
Duração: 1h 42min  
Classificação etária: 14 anos  
Taxa de manutenção: R$ 20,00   
Informações e reservas: 2537-1333  e  2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br    
SBPRJ – Endereço: Rua Davi Campista, 80 – Humaitá   
   
SERVIÇO “OS DEMÔNIOS”  
Direção: Ken Russel  
Data: 28 de outubro  
Horário: 19h  
Duração: 1h 51min  
Classificação etária: 18 anos  
ENTRADA GRÁTIS, SUJEITA À LOTAÇÃO DA SALA (60 lugares)  
Informações e reservas: 2537-1333  e  2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br    
SBPRJ – Endereço: Rua Davi Campista, 80 – Humaitá 

Comentários

  1. Oi tudo bem? Enviei para você um artigo super legal, infográficos sobre Outubro Rosa do meu email novo prof.rosioliveira1@gmail.com caso não tenha recebido é só solicitar. Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia