Quadros dos Transtornos Globais do Desenvolvimento

Transtornos do Desenvolvimento
Principais características do espectro autista
Prejuízo no desenvolvimento da interação social e da comunicação. Pode haver atraso ou ausência do desenvolvimento da linguagem. Naquele que a possuem, pode haver uso de estereotipado e repetitivo ou uma linguagem idiossincrática. 
Repertório restrito de interesses e atividades. Interesse por rotinas e rituais não funcionais. 
Idade de manifestação: antes dos 3 anos de idade.
Importância para diagnóstico: Prejuízo no funcionamento ou atraso em pelo menos uma a três áreas: Interação social; Jogos simbólicos ou imaginativos.

Principais características do síndrome de Rett
Desenvolvimento de múltiplos déficit específicos, após um período de funcionamento normal nos primeiros meses de vida. 
Desaceleração do crescimento do perímetro cefálico.
Perda das habilidades voluntárias das mãos adquiridas anteriormente, e posterior desenvolvimento de movimentos estereotipados, semelhantes a lavar ou torcer as mãos.
O interesse social diminui após os primeiros anos de manifestação do quadro, embora possa se desenvolver mais tarde.
Prejuízo severo do desenvolvimento da linguagem expressiva ou receptiva.
Idade de manifestação: Primeiras manifestações após 6 a 12 meses de vida. Prejuízo funcionais do desenvolvimento dos 6 meses aos primeiros anos de vida.
Importância para diagnóstico: Presença de crises convulsivas. Desaceleração do crescimento do perímetro cefálico.

Principais características do Transtorno de Asperger
Prejuízo persistente na interação social. Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades.
Idade de manifestação: Tem início mais tardio do que o Autismo ou é percebido mais tarde ( entre 2 e 5 anos). Atrasos motores ou falta de destreza motora podem ser percebidos antes dos 6 anos.
Importância para diagnóstico: Diferentemente do autismo pode não haver atrasos clinica mente significativos no desenvolvimento cognitivo, na linguagem nas habilidades de auto ajuda apropriada à idade,  no comportamento  adaptativo, á exceção da interação social, e na curiosidade pelo ambiente na infância.

Principais característica do Transtorno Desintegrativo na infância

Regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um desenvolvimento normal constituído de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais jogos e comportamento adaptativo apropriado para idade.  As perdas clinica mente significa tivas das habilidades já adqueridas aparente mente pelo menos duas dessas áreas: linguagem expressiva ou receptiva, habilidades sociais ou comportamento adaptativa, controle intestinal ou vesical, jogos ou habilidades motoras.
Apresentam déficits sociais e comunicativos e aspectos comporta mentais geralmente observados no autismo.
Idade de manifestação: Após 2 anos e antes dos 10 anos de idade.
Importância para diagnóstico: O transtorno não é melhor explicado pelo Autismo ou Esquizo frenia. Excluídos  transtornos metabólicos e condições neurológicas. Muito raro e menos comum do o autismo.

Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação

Existe prejuízo severo no desenvolvimento da interação social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e na~verbal ou comportamentos, interesses e atividades estereotipados.
Importância para diagnóstico: Quando tais características estão presentes, mas não são satisfeitos os critérios diagnósticos para um Transtorno Global do Desenvolvimento ou para outros quadros diagnóstico como Esquizo frenia, Transtorno da Personalidade Esquizo tipica ou Transtorno da Personalidade Esquiva.
Referências:
BELISÁRIO JÚNIOR, José F.; Cunha
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasilia: Ministério da Educação.

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