Terapeuta no Computador

Terapeuta no Computador
Essa é bom saber, a terapia on-line ainda está em fase experimental, mas o relato dos especialistas tem saldo positivo. A partir de dezembro de 2012, o limite do número de sessões será ampliado para maior proveito dos pacientes, desde 2005 é possível, em todo País, consultar-se com um psicólogo sem estar cara a cara com ele. Em vez do divã, o paciente se senta em frente ao computador para falar sobre si utilizando ferramentas como um e-mail ou mensagens instantâneas. É sem dúvida, uma ajuda para quem não tem tempo deslocar-se até o consultório. Por outro lado, essa possibilidade tem lá suas limitações. Primeiro, não é todo profissional que pode oferecer esse tipo de facilidade. Antes de diponibilizar o atendimento por essa via, é preciso solicitar autorização no Conselho Federal de Psicologia (CFP) e obter um selo que certifica que o especialista está apto para exercer essa nova prática. Outra caracterísca diferente das consultas clássicas é que o término das "sessões" tem prazo preestabelecido. Quando o atendimento psicológico on-line iniciou, o número de "sessões" se limita a dez. Mas a apartir de dezembro de 2012 elas poderão durar até 20 sessões. Segundo o psicólogo Aluízio Lopes de Brito, coordenador da Comissão Nacional de Credenciamento de Sites, essa foi uma reivindicação dos próprios psicólogos que entendem que o maior números de "encontros" permitem um atendimento mais completo.
Os meios eletrônicos podem expor muito mais do que você quer mostrar. Por isso, todo cuidado é pouco.
O psicológo deverá ser habilitado tera de ter selo em seu site e constar na lista aqui: http://selo.cfp.org.br/credenciamento/siteAprovado.cfm

O coordenador alerta que "psicoterapia on-laine" ainda está sendo praticada em caáter experimental, e essa é a razão pela qual ela deve respeitar um protocolo de pesquisa aprovado por um comitê ético reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). "O limite do número de sessões uma razão de ser. Ele visa ao controle dos resultados", diz. E acrecenta:"Ainda não há evidências conclusivas da validade e resultados que atestam que a modalidade realmente funciona. Além disso, as orientações psicológicas on-line são pontuais, informativas e focadas em um determinado tema prosto pela pessoa.
Fonte: Revista Viva Saúde Nº 113 por Ivonete Lucirio.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia