Psicanalista francesa faz conferência e comenta casos clínicos

Régine Prat é especializada no atendimento pais-bebê e crianças

Régine Prat é especializada no atendimento pais-bebê e crianças.
A psicanalista francesa Régine Prat, da Sociedade Psicanalítica de Paris, estará nos dias 29 e 30 de abril na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). No dia 29, às 21h, fará a palestra “Do toque ao divã: a impressão do toque, primeiro organizador do psiquismo, fio vermelho da vida afetiva e relacional”. No dia 30, às 18h30h, ela comentará uma observação da relação mãe-bebê a ser apresentada por Maria Elisa Alvarenga (SBPRJ) e, às 21h, um caso de atendimento de pais-bebê por Eliane Pessoa (SBPRJ). Dedicada à clínica com pais e crianças muito pequenas, Régine Prat vai propor uma viagem às origens da vida, indissociáveis das origens da vida psíquica.
“Os dados embriológicos sobre o desenvolvimento da sensorialidade na vida fetal mostram que o primeiro órgão sensorial funcional é o tocar, na zona peri-bucal. Minha hipótese central é que a forma primitiva estabelecida a partir desse contato com a pele desempenha um papel de primeiro organizador do psiquismo. As características de presença/ausência informadas pelo toque vão estar numa posição central e serão declinadas nas outras modalidades sensoriais. Esse trabalho psíquico de simbolização primitiva, iniciada antes do nascimento, vai constituir o fio condutor da organização da personalidade. A alternância rítmica do pegar/largar, portanto, constitui uma primeira linguagem que permanece atuando ao longo de toda nossa vida, na comunicação dos afetos mais primitivos”, ensina Régine Prat.
Para a diretora do Conselho Científico da SBPRJ, Mônica Aguiar, a base à qual se refere a psicanalista francesa terá importantes repercussões teóricas e clínicas no tratamento de distúrbios da simbolização e das patologias limites. “Acreditamos que a experiência de Régine facultará um entendimento destes primórdios da vida psíquica indispensáveis para o tratamento de grande parte dos casos que agora chegam aos consultórios de analistas tanto de crianças quanto de adultos. Ela fará justamente a correlação necessária para maior entendimento da clínica contemporânea”, explica.
A trajetória de Régine Prat inclui experiência com adolescentes muito difíceis e, em seguida, em serviço psiquiátrico adulto. Depois disso, ela treinou para trabalhar como analista de crianças. Foi a partir do problema colocado pelas psicoterapias de crianças autistas e psicóticos que ela se interessou na construção da psique no bebê, em particular, a partir da observação de um "bebê normal” em sua família, e, em seguida, trabalhando na consulta conjunta de pais e bebê. Ela publicou muitos artigos especializados e um livro para todas as idades:  "Maman – bébé: duo ou duelo?, da editora francesa Erès, ainda não publicado no Brasil.
Os encontros com Régine Prat são voltados a profissionais da área de saúde, e de áreas correlacionadas,  interessados no tema. Informações sobre inscrições estão no  site www.sbprj.org.br e também podem ser obtidas pelos telefones 21 25371115 /25371333 ou por e-mail para tesourariasbprj@sbprj.org.br. A SBPRJ fica na rua David Campista 80, Humaitá, RJ.
Compartilhe aos seus colegas!

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia