Processos das Emoções


Processos das Emoções
As emoções são muito importante para a sobrevivência dos seres humanos; resultam do processo evolucionário. Sem emoções, as vivências e a própria vida de uma pessoa seriam radicalmente alteradas. Sem a emoção do medo, por exemplo, uma pessoa não procuraria evitar as situações perigosas e, assim, poderia morrer. Sem alegria e sem amor, uma vida seria monótona e sem cor. As pessoas não seriam capazes do sentimento de luto. A percepção de sentimentos e sua interpretação fornecem ao homem, portanto, uma vantagem na luta pela sobrevivência. A psicologia da emoção faz várias distinções conceituais. Sob o conceito "emoção", entende-se um complexo modelo de alterações de estímulos fisiológicos, do sentimento, das cognições e do comportamento. As emoções surgem como reação a situações individualmente significativas, possuindo uma correspondentemente, alta intensidade e apenas uma curta duração. Os sentimentos contrariamente, surgem por meio da avaliação de acontecimentos. Porem ser de natureza emocional ou não emocional ( como o cansaço, por exemplo ). Como disposições de ânimos, são caracterizados estados psíquicos de longa duração, que são menos intensivos e não responde a nenhum acontecimento específico. As emoções podem em geral, ser descritas com palavras "agradáveis" ou "desagradáveis". Ela funcionam como motivos de ações. Pesquisas mostram que as emoções pode ser tanto inatas como aprendidas . Recém-nascidos de todas culturas começão a rir entre um a dois meses de idade, com cerca de oito meses, mostram claramente medo de estranhos. Acredita-se que esses fatos se devam a uma alteração condicionada geneticamente e ao amadurecimento de determinadas fibras nervosas no cérebro. Os adultos também têm emoções que parecem sera aprendidas. Muitos adultos, por exemplo, mostram ter medo de falar diante de um grupo relativamente de pessoas.Esse tipo de medo não é observado em crianças pequenas. Disso se pode concluir que os adultos aprenderam ao longo dos anos da vida que em tais situações, com consequências positivas ou negativas, eles são avaliados pelos outros. Sinais para o reconhecimento de emoções são as notas vocais, apostura corporal, o gestual e a mímica.

Comentários

  1. MUITO BOM , O ARTIGO FALA SOBRE EMOÇÕES , MAIS QUANDO ELAS COMEÇAM A AFETAR A VIDA SOCIAL DAS PESSOAS DE UMA FORMA INCOSCIENTE , TALVEZ , O QUE LEVA AS EMOÇÕES A TRANSFORMAR UMA PESSOA CHEIA DE PROJETOS EM UMA PESSOA VAZIA DE OBJETIVOS , MESMO QUE TUDO EM SUA VOLTA ESTEJA A FAVOR . E A PESSOA PRECISA SEMPRE DE UM EMPURRAÕ ... ME RESPONDA ?

    ResponderExcluir
  2. Excelente, todos as coisas que sentimos, desde que nascemos,podem-se ser traduzidas em emoções, ou seja, são emoções e sentimentos em respostas as coisas que nos rodeiam: os objetos, que podemos dizer que não são o nosso eu. Enfim, objeto é tudo o que não possui ligação com minha consciência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

Milhares de livros completos para download

Leontiev e a Teoria da atividade