SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE DO RJ TEM NOVA DIRETORIA

Wania Cidade          -          Ana Sabrosa
                                                    Wania Cidade          -          Ana Sabrosa
A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) tem nova diretoria para o biênio 2019-2020.  A presidente da Instituição é a psicanalista Ana Sabrosa, que nos últimos dois anos dirigiu o Conselho Científico.    Ela tem formação em psicanálise de crianças e adolescentes e é Mestre em Psicologia pela FGV. O vice-presidente é o psicanalista Luiz Fernando Gallego, coordenador do curso sobre Psicologia Psicanalítica do Self e dos debates sobre Psicanálise e Cinema promovidos pela SBPRJ.
  
Desde a sua fundação, em 1959, a SBPRJ mantém programas de aquisição, aplicação e difusão dos conhecimentos psicanalíticos. Através do seu Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica propicia a formação e qualificação de psicanalistas. Oferece também formação complementar em psicanálise de crianças e adolescentes. 
  
A entidade busca estabelecer contato próximo com outras áreas do conhecimento e com toda a comunidade. Além de cursos voltados para profissionais e estudantes de áreas afins são realizados cursos específicos para o público leigo. Também mantém a Clínica Social, que possibilita acesso ao atendimento psicanalítico com preços acessíveis.

O PROPIS (Programa de Psicanálise e Interface Social) desenvolve iniciativas voltadas para grupos específicos da população, a exemplo do Projeto Travessia para pessoas em condições de vulnerabilidade social. Em novembro de 2016, foi assinado convênio com a Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro para realização de trabalho conjunto com os professores da rede pública, que vem sendo desenvolvido regularmente. 
  
Ao longo dos anos a SBPRJ tem estabelecido parcerias com outras sociedades psicanalíticas, universidades, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, comunidade dos países de língua portuguesa. Faz parte daInternational Psychoanalytic Association (IPA), da Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) com as quais desenvolve intercâmbios científicos. 
  
A SBPRJ edita o informativo Intervalo Analítico e a revista Trieb. Realiza, em parceria com a Rádio MEC-AM, o programa semanal Perguntar e Pensar.
E dentro do projeto Psicanálise & Cinema promove mensalmente exibição de filmes seguidos de debates sob a ótica psicanalítica e do campo ao qual o debatedor convidado está inserido.  
  
Conta com o Conselho Científico, que promove reuniões científicas, reuniões clínicas, palestras, simpósios e jornadas para o aperfeiçoamento dos membros da Sociedade. Muitos desses encontros são abertos a não-membros visando difundir o pensamento psicanalítico aos profissionais e estudantes de toda a área de saúde e ao público em geral.

Também conta com o Centro de Estudos, que organiza palestras e cursos voltados para profissionais e estudantes de áreas afins e cursos específicos para o público leigo. O Conselho Profissional é voltado para o cumprimento dos deveres dos psicanalistas dentro de princípios éticos consagrados, assim como dos seus direitos.  
  
Ana Sabrosa substitui a psicanalista Wania Cidade na presidência da Instituição.

Eis a composição do Conselho Diretor da SBPRJ biênio 2018-2020:

Presidente: Ana Maria Sabrosa Gomes da Costa Nogueira
Vice-Presidente: Luiz Fernando Guedes Gallego Soares
Primeira Secretária: Maria Lucia Moret de Carvalho
Segunda Secretária: Maria Esther Mihich Ribeiro de Castro
Primeira Tesoureira: Marcela Couto e Silva de Ouro Preto Santos
Segunda Tesoureira: Karla Loyo
Diretor do Instituto: Miguel Calmon du Pin e Almeida
Vice-Diretora do Instituto: Ruth Naidin
Secretário do Instituto: Carlos de Barros Lisboa
Diretora do Conselho Científico: Monica Maria Martins Aguiar
Secretária do Conselho Científico: Angela Moura
Diretor do Conselho Profissional: Bernard Miodownik
Secretária do Conselho Profissional: Sônia Eva Tucherman
Diretor da Clínica Social: Carlos Alberto Quilelli Ambrosio
Secretária da Clínica Social: Renata Martinelli Duarte
Secretária do Departamento de Publicação, Biblioteca, Arquivo e Divulgação: Nazli Faraj Sasson
Diretora do Departamento de Difusão da Formação Psicanalítica: Regina Murat
Secretária do Departamento de Difusão da Formação Psicanalítica: Munira Aiex Proença
Diretora do Centro de Estudos Psicanalíticos: Maria Teresa Silva Lopes

Secretária do Centro de Estudos Psicanalíticos: Eloá Bittencourt Nóbrega

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia