Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ promove evento sobre Psicose

Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ promove evento sobre Psicose

A segunda sessão do Ciclo Psicose, promovido pelo  Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), será no dia 6 de dezembro às 21h. Os psiquiatras e psicanalistas Decio Tenenbaum e Ney Marinho, membros efetivos da SBPRJ, farão apresentações seguidas de debates.
Tenenbaum apresenta resultados de estudos que realiza desde o início dos anos 1990, cuja primeira parte, “Investigando psicanaliticamente as psicoses”, foi publicada em 1999 e ampliada em nova edição em 2010. A segunda, provisoriamente denominada “Um estudo psicanalítico sobre a opressão interior”, deverá ser lançada no próximo ano.
Já Marinho apresentará o sumário de um caso clínico e algumas vinhetas de outros, revisitados a partir do estudo da obra de W.R.Bion, tomando como referência básica Freud. A influência de outros autores, como os filósofos Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida, será assinalada.
“Procuraremos repensar nossa aproximação do fenômeno psicótico dentro de nossa presente perspectiva que privilegia a experiência emocional da sessão analítica, a experiência estética, “o amor e o trabalho” como candidatos a parâmetros de desenvolvimento”, explica. 
As apresentações e debates serão mediados pela diretora do Conselho Científico da SBPRJ, Ana Sabrosa. O evento é aberto ao público interessado, mediante inscrição prévia e pagamento de taxa de R$ 20,00. As inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.brou telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no Humaitá.


Valéria Veríssimo
(21) 99115-6694

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia