Debate sobre raça no Brasil em discussão na Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ

Debate sobre raça no Brasil em discussão na Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ

A discussão sobre raça no debate público no Brasil e o impacto das hierarquias raciais nos processos de subjetivação dos brasileiros são temas das palestras que o intelectual e militante do movimento negro Carlos Alberto Medeiros e a psicóloga Deborah Medeiros fazem na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro no dia 21h, às  21 horas. As apresentações serão seguidas de debates e já são uma tradição na SBPRJ  em novembro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11).

Doutorando em História Comparada (IFCS/UFRJ), mestre em Ciências Jurídicas e Sociais (UFF) e graduado em Comunicação e Editoração (ECO/UFRJ), Carlos Alberto Medeiros é o tradutor de A Autobiografia de Martin Luther King, além de mais de vinte livros de Zygmunt Bauman.  Segundo ele, por muito tempo evitada sob o argumento de ser desnecessária ou mesmo perigosa, a discussão sobre raça é hoje um dos temas mais presentes no debate público no Brasil.

“Minha exposição tem por objetivo não apenas apresentar a forma como ela se trava nas instâncias públicas e privadas, mas também suas causas e consequências, assim como as ameaças aos avanços obtidos nessa área em tempos de retrocesso político-ideológico”, adianta.

Para Deborah Medeiros, psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), psicoterapeuta e palestrante sobre temas relacionados à psicologia social do racismo, à branquitude e ao impacto das hierarquias raciais nos processos de subjetivação dos brasileiros, a ideia de superioridade racial dos brancos, seja do ponto de vista cultural, religioso ou estético, se sustenta ainda no século XXI no imaginário dos brasileiros.

“Apesar de encontrar grande resistência, a psicologia  social  tem conseguido capilarizar a discussão sobre raça nos meios acadêmicos, contrapondo-se ao silenciamento sobre o tema.  Vou propor reflexões sobre o impacto das hierarquias raciais nos processos de subjetivação, considerando o racismo um elemento estruturante da sociedade brasileira”, comenta. 

Realizada pelo Conselho Científico da SBPRJ, a atividade é aberta ao público, mediante inscrição e pagamento de taxa de manutenção de R$ 20,00. Informações e inscrições por email (sbprj@sbprj.org.br) ou telefone (2534-1115). A SBPRJ fica na rua David Campista, 80, no Humaitá, RJ. 

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia