PSICANALISTAS SE MANIFESTAM EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro se pronunciou em defesa da democracia em manifesto divulgado hoje, 5/10/2018, tendo em vista o ambiente de radicalização na campanha eleitoral.

“Como cidadãos brasileiros e como psicanalistas, prezamos a liberdade dos indivíduos e suas escolhas pessoais quanto à opinião, ideologia e religião, assim como prezamos a tolerância e o respeito às diferenças. Não podemos aceitar a perda desses valores em qualquer hipótese, sob pena de sermos lançados de forma autoritária numa situação de ódio ao outro, de hegemonia de um único pensamento e de perda da rica diversidade humana”.

Segue a íntegra do manifesto:
PSICANALISTAS SE MANIFESTAM EM DEFESA DA DEMOCRACIA

MANIFESTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE
DO RIO DE JANEIRO

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) considera importante manifestar-se nesse momento político do Brasil por temer pela perda dos valores democráticos tão arduamente conquistados em nosso país.

Como cidadãos brasileiros e como psicanalistas, prezamos a liberdade dos indivíduos e suas escolhas pessoais quanto à opinião, ideologia e religião, assim como prezamos a tolerância e o respeito às diferenças.

Não podemos aceitar a perda desses valores em qualquer hipótese, sob pena de sermos lançados de forma autoritária numa situação de ódio ao outro, de hegemonia de um único pensamento e de perda da rica diversidade humana.

Portanto, vimos a público mostrar nossa indignação e nosso temor de que a supressão desses valores éticos essenciais nos leve, mais uma vez, a sofrer coletiva e individualmente. Não queremos voltar aos tempos sombrios de outras épocas de absoluta falta de liberdade. Todos os esforços, neste momento, devem voltar-se para a manutenção de nossa conquista maior: a democracia!

Wania Maria Coelho Ferreira Cidade
Presidente do Conselho Diretor da SBPRJ

Viviane Frankenthal
Vice-presidente do Conselho Diretor da SBPRJ


Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ
R. David Campista, 80, Humaitá, Rio de Janeiro-RJ
Tel.: (21) 2537-1115 | http://www.sbprj.org.br/

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia