Raluca Soreanu palestra sobre fragmentação psíquica na SBPRJ

Raluca Soreanu palestra sobre fragmentação psíquica na SBPRJ

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promoverá, no dia 9 de agosto (quinta-feira), às 21h, palestra da psicanalista Raluca Soreanu sobre “A vida psíquica dos fragmentos - de Ferenczi a Klein”. Voltada para estudantes e profissionais da área, a reunião científica trata da lacuna dos fenômenos da psicanálise no que diz respeito aos processos de fragmentação psíquica e também à descrição da “vida” psíquica dos resultados desses processos de fragmentação.

Psicanalista e pesquisadora no campo dos estudos psicossociais e na teoria psicanalítica, Raluca Soreanu é membro associado do Circuito Psicanalítico do Rio de Janeiro e estuda o Arquivo Michael Balint, psicanalista húngaro, na Sociedade Britânica de Psicanálise, financiada pela organização Wellcome Trust. Em outras palavras, ela explica que o ponto de partida da palestra é o entendimento mais preciso do processo de fragmentação, assim como o destino destes fragmentos.

“Embora a obra de Melanie Klein seja uma fonte importante de compreensão neste debate sobre fragmentação psíquica (especialmente com seus conceitos de "splitting" e identificação-projetiva), uma certa opacidade fenomenológica permanece na sua teoria. Argumento que por meio de um diálogo entre Sándor Ferenczi e Melanie Klein é possível chegarmos a uma concepção mais rica de fragmentação psíquica”, aponta Raluca.

A inscrição custa R$ 20 para público externo e pode ser feita pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br e pelos telefones (21) 2537-1115 e 2537-1333. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia