Estratégias de Inserção Escolar para Crianças com Autismo
“Na tarefa de inserção da criança autista no ambiente escolar, é necessária uma abordagem multidisciplinar. Nessa proposta, a escola é levada a pensar em incluir, no planejamento pedagógico, propostas curriculares que possibilitem a criação de um espaço onde possam se encaixar elementos físicos, humanos e materiais, específicos e adaptados às necessidades de cada criança”, explica o psicólogo clínico Gustavo Gonçalves de Oliveira, responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.
Segundo ele, diretores, professores do ensino fundamental e médio e demais profissionais da educação, bem como profissionais e estudantes universitários da área de conhecimento do curso, psicólogos, psicopedagogos e outros interessados em conhecer e auxiliar a inserção de crianças com TEA em ambiente escolar, são convidados a refletir sobre os temas propostos nas aulas do curso de extensão da FMP/Fase.
“O olhar da escola deve ser o de respeitar as diversidades e diferenças, a singularidade de cada criança ao conhecer seu perfil comportamental, os déficits e as particularidades que apresenta. O aluno autista apresenta características próprias no desenvolvimento cognitivo, intelectual e um gosto maior pela escola. Assim, é necessária a criação de um suporte estrutural que habilite a sua inserção ao contexto escolar, favorecendo uma real inclusão”, frisa a psicóloga clínica Maria Dalva Barbosa do Monte, também responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.
As aulas estão previstas para os dias 5, 12, 19 e 26 de maio (sábados), das 14h às 18h. Outras informações e as inscrições, que devem ser realizadas até 2 de maio, estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br.
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