Transcultural na psicanálise é tema de evento no Rio

Transcultural na psicanálise é tema de evento no Rio de Janeiro

Criadora de método de consultas transculturais com bebês, crianças e famílias migrantes, Marie Rose Moro, da Sociedade Psicanalítica de Paris,  compartilha sua experiência em março na SBPRJ
A psicanalista Marie Rose Moro, da Sociedade Psicanalítica de Paris, estará na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de março para falar sobre a sua  experiência com a abordagem transcultural no trabalho com crianças, adolescentes e famílias migrantes vindas da África, da Ásia, do Oriente Médio e de outras regiões. Doutora em medicina e ciências humanas, professora de psiquiatria da criança e do adolescente da Universidade Paris Descartes, chefe do departamento transcultural de medicina e psicopatolopgia do adolescente da Maison de Solenn, Maison des Adolescents  do Hospital Cochin (Paris, França), ela criou e é responsável por consultas transculturais para bebês, crianças e adolescentes e suas famílias no Hospital Avicenne (Bobigny) e Hospital Cochin (Paris). 
Os encontros com Marie Rose Moro são voltados a profissionais da área de saúde e outros interessados. No dia 6, às 21h Marie Rose tecerá comentários sobre o filme que será projetado: “Eu sonhei com uma vasta extensão de água”  (“J'ai rêvé d'une grande étendue d'eau”),e que registra um pouco das consultas terapêuticas com famílias de migrantes realizadas no Hospital Avicenne. Os relatos e os sonhos, como expressão do inconsciente, são abordados. Lugar de invenção, tanto quanto espaço clínico, esse serviço aceitou, pela primeira vez, que uma câmera testemunhasse o trabalho sensível que lá se desenvolve.
No dia 7, às 21h a psicanalista apresentará um caso clínico e abordará questões relativas ao feminino, mulheres migrantes e seus filhos. 
Segundo a psicanalista Ana Sabrosa, diretora do Conselho Científico da SBPRJ, que organiza o evento, ouvir da própria Rose Moro mais sobre sua linha de abordagem transcultural  será uma experiência enriquecedora. “O tema da diversidade cultural é de grande relevância. Poder pensar a pluralidade de línguas, de representações, nos convoca à complexidade, à transformação, à criação. O fato migratório confere uma ressonância singular à questão da parentalidade, não só por se testemunhar as reorganizações num contexto cultural diferente, mas numa situação subjetiva de uma relativa desestabilização do sujeito. Acreditamos que a partir da experiência dela na França, com o atendimento de migrantes da Ásia, da Arábia Saudita e da África, poderemos também perceber que a carência que ela lá encontra na construção da parentalidade em muito se aproxima da que encontramos, do lado de cá do oceano, no que tange à fragilidade e à descontinuidade, colocando em questão os processos de afiliação e pertencimento”, comenta. 
Nascida em 1961 na Espanha, Marie Rose Moro mudou-se com a família para França no ano seguinte. Além das atividades citadas, ela é também diretora da revista transcultural, L'autre e autora de vários livros.  Recebeu os títulos da Ordre du Mérite em 2006 e da Légion d'Honneur em 2008. Seus textos podem ser acessados em diversos idiomas, no site www.marierosemoro.fr. A psicanalista tem dois textos publicados em português: “Gravidez, nascimento, primeira infância, violência contra as crianças: por uma prevenção precoce para todos”, na Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v.  51, n. 1, p. 177-189- 2017;  e  “Parentalidade e diversidade cultural”, na Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 137-189, 2017. 
No dia 6, haverá na sede da  SBPRJ às 20h haverá o lançamento do livro “Adoção - desafios da contemporaneidade”, da Editora Blucher, que conta com um artigo de Marie Rose Moro.

Informações:  sobre inscrições para os encontros com Marie Rose Moro estão no  site www.sbprj.org.br e também podem ser obtidas pelos telefones 21 25371115 /25371333 ou por e-mail paratesourariasbprj@sbprj.org.br

Valéria Veríssimo
SPS COMUNICAÇÃO
(21) 99115-6694

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia