Conferência de Psicanálise SBPRJ

Lições de Psicanálise com Jean-Claude Rolland
Psicanalista francês vem ao Rio para conferências e lançamento de livro
Nos dias 21 e 22 de agosto, o psicanalista francês Jean-Claude Rolland estará na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) para conferências, comentários sobre estudos clínicos  e  para lançar seu novo livro – “Antes de ser aquele que fala”, pela editora Blucher.                             .

Membro Titular e ex-presidente da Associação Psicanalítica da França, co-diretor da revista Les Libres Cahiers pour la Psychanalyse, Jean-Claude Rolland é autor de diversos livros, entre eles os traduzidos para o português: “Curar do mal de amor”, “Os olhos da alma”.

Com grande liberdade de pensamento, o psicanalista francês  caracteriza-se por sua independência de pensamento, tendo desenvolvido uma pesquisa original sobre o trabalho da linguagem e sobre o sofrimento no funcionamento psíquico de pacientes. Jean-Claude é reconhecido por reinterrogar a reflexão psicanalítica, sobretudo a freudiana, a serviço de uma renovação da prática clínica psicanalítica.

No encontro na SBPRJ, “Lições de Psicanálise com Jean-Claude Rolland”, os temas das conferências serão “O desenlutamento”, no dia 21, às 21h, e “Valor do dinheiro na economia psíquica”, no dia 22, às 18h. Neste dia, ele comenta sobre material clínico a ser apresentado pela psicanalista Simone Grinapel Prais, às 21h. E antes, juntamente com a psicanalista Maria de Fatima Amin, comenta sobre estudo clínico a ser apresentado pela psicanalista Gabriela Pszczol – todas da SBPRJ.


A sessão de autógrafos do novo livro será no dia 21h, às 20h. “Lições de Psicanálise com Jean-Claude Rolland” é voltado para profissionais e estudantes de Psicologia e Psicanálise e será na sede da SBPRJ – rua David Campista, 80, no Humaitá, RJ. Informações sobre inscrições:  (21) 2537-1115 e 2537-1333.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia