Corpo, gênero e sexualidade: um olhar multidisciplinar

Muito tem se falado a respeito de gênero e sexualidade. Questões relacionadas ao transgênero ganharam ampla visibilidade no campo das ciências humanas e na sociedade como um todo. Os papéis tradicionais de gênero, a divisão binária entre os sexos, as práticas sexuais consideradas socialmente legítimas, as formas de reprodução humana e as configurações familiares vêm sofrendo transformações profundas nos tempos recentes e serão abordados em curso na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). 
  
Serão cinco aulas ministradas pela antropóloga Sílvia Naidin, entre 26 de abril e 28 de junho, nas segundas e quartas quartas-feiras do período, das 20h30 às 22h. O objetivo é apresentar algumas contribuições que as Ciências Sociais vêm trazendo sobre esses temas fazendo dialogar conhecimentos de outras áreas das ciências humanas – Antropologia, Sociologia, Filosofia - complementares à Psicanálise.  
  
No dia 26, haverá apresentação do curso e detalhamento da bibliografia. Na segunda aula (10/05), o tema será A sexualidade como construção social.  Na terceira (24/05), Corpos “ambíguos”: um olhar sobre o universo trans. Na quarta aula (14/06), Homossexualidade(s) em questão. E na quinta e última (28/06), Novas tecnologias reprodutivas e novos arranjos familiares. 
  
Como bibliografia indicativa básica: FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977. BUTLER. Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.   
   
O curso é aberto e voltado, principalmente, a profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Humanas. As aulas serão na sede SBPRJ (Davi Campista 80, Humaitá), com custo de  R$ 50,00 por aula. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: tesourariasbprj@sbprj.org.br  Informações no site (www.sbprj.org.br) ou pelos tels.: 2537-1333  e  2537-1115. 

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia