Psicanalistas discutem sobre o bem e o mal a partir da saga de Harry Potter

Qual é a do chapéu? Harry Potter e Tom Riddle, "amigos" para sempre. Esse é o título da apresentação que a psicanalista Maria Inês Neuenschwander Escosteguy Carneiro fará na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no dia 23, às 21h, seguida de debate. O comentador será o psicanalista José Carlos Calich, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). 

"A saga de Harry Potter e a filosofia ambivalente com que o personagem Dumbledore conduz Hogwarts, a escola para bruxos, assim como algumas questões propostas por vários filósofos ao longo dos séculos são o ponto de partida para as reflexões psicanalíticas que formam o corpo desta apresentação. Harry Potter e Tom Riddle, antagonistas formais, serão mesmo tão opostos assim? Qual a dúvida do Chapéu Seletor diante de Harry Potter? Por que falha sua seleção simplista? Esse tema, bem e mal, é o mote para a apresentação",  explica Maria Inês, psicanalista da SBPRJ.  

A apresentação, realizada pelo Departamento Científico da SBPRJ, é atividade aberta, com ingresso a R$ 20,00 para público externo. É necessária inscrição prévia pelo e-mail  sbprj@sbprj.org.br  ou pelo telefones 21-2537-1115A SBPRJ fica na rua David Campista, 80, no Humaitá, RJ.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia