SBPRJ lança edição de 25 anos da revista Trieb


Artigos analisam a finitude e o infinito de possibilidades psíquicas e existenciais
 SBPRJ lança edição de 25 anos da revista Trieb
"Começos e finais" é o tema da nova edição da revista Trieb, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), que se caracteriza pela difusão de artigos inéditos sobre psicanálise e outros campos do saber. A revista completa 25 anos de publicação ininterrupta este ano e tem como editores os psicanalistas Bernard Miodownik, Maria do Carmo Andrade Palhares e Munira Aiex Proença.

O evento de lançamento será realizado na sede da SBPRJ, no dia 11 de março, sábado, das 9h30 às 13h, com entrada franca. Serão apresentados, na ocasião, dois trabalhos da publicação, seguidos de debates: "Winnicott e o morrer-vivo", Maria do Carmo Andrade Palhares (SBPRJ) e Regina Celi Bastos Lima (Círculo Psicanalítico do RJ), e "Dizendo adeus ao divã", de Miriam Fainguelernt e Cristina Amendoeira (ambas da SBPRJ).   A psicanalista Maria Rita Kehl fará a conferência "Os finais da ditadura brasileira: ausência de reparação, danos permanentes".

A revista - O tema desta edição, segundo os editores, lida  com a finitude, mas também com o infinito (de possibilidades psíquicas e existenciais). Aborda a origem universal (biológica, psicológica, mítica) sem deixar de ver as infinitas variáveis da originalidade de cada indivíduo. Os autores dos artigos trazem uma diversidade de pontos de vista tanto na escolha teórica quanto no tema examinado em seus trabalhos.

Esta edição da Trieb traz entrevistas com Luis Jorge Martín Cabré, Luiz Meyer e Virginia Ungar), textos temáticos de Marlene Rozenberg e Rahel Boraks, Carla Penna, Alessandro Bacchinni e colaboradores, José Francisco da Gama e Silva, Miriam Fainguelernt e Cristina Amendoeira, Maria do Carmo Palhares e Regina Celi Bastos. Há também as seções "Psicanálise e Cinema", com Luiz Fernando Gallego, e "Nos quadrinhos", com Sonia Eva Tucherman.
Outros exemplos da infinidade de aberturas que a psicanálise possibilita, há contribuições de Franco Borgogno, Fernando Rocha, Solange Serrano Fuchs, Marco Antonio Chagas e Angela Podkameni, Paulo Mendonça Ribeiro, Rodrigo Rojas Jerez, Decio Tenenbaum e Nébia de Figueiredo, e Tiago Franco.

A revista Trieb pode ser adquirida no evento de lançamento, pelo site da SBPRJ http://www.sbprj.org.br/livraria ou, passado o lançamento, na sede da Sociedade (rua David Campista, 80, Humaitá, RJ). O preço é R$ 40. A inscrição para participar do evento de lançamento no dia 11 de março deve ser feita antecipadamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou pelos telefones (21) 2537-1115 e (21) 2537-1333.
Outras informações:
SPS Comunicação - Valéria Veríssimo - 21 2111-2650 e 99115-6694

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia