Psicanalistas debatem sobre a utilização do Skype em sessões

"Diversidade na clínica contemporânea: Você pretende usar Skype?" Esse é o tema da próxima Reunião Científica da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no dia 28, às 21h15. Promovido pelo Departamento Científico da Instituição, o encontro é aberto ao público com entrada franca. A apresentadora será a Regina Murat, psicanalista e Prof. da PUC-Rio, e o comentador será o psicanalista Bernard Miodownik, ambos da SBPRJ.  
   
Atenta ao aumento considerável de atendimento psicanalítico por Skype, a SBPRJ pretende promover um debate que pense, do ponto de vista da prática da Psicanálise, sobre a pertinência desta nova ferramenta e sobre as implicações no método e no manejo.   
  
"Há um compromisso do psicanalista com a Psicanálise e, neste sentido, se surge uma nova maneira de se operar o processo clínico, devemos nos deter e nos responsabilizar pelos seus fundamentos e com as adaptações necessárias para este tipo de atendimento", comenta Wania Cidade, diretora do Departamento Científico da SBPRJ.  
   
Ela diz que, para o psicanalista, a presença física do analisante, com tudo que ela traz em si, seria imprescindível, a princípio. "Acreditávamos que o encontro presencial entre duas pessoas era condição sine qua non para que se instalasse um processo de análise. Se isto está mudando, precisamos nos deter para conversar sobre estas mudanças e pensar como se dá a nova prática, e sobre a necessidade, ou não, de que parte desta análise seja presencial", acrescenta.  
  
Wania Cidade diz também: “por mais que questionemos e que possamos considerar a utilização do Skype no processo de análise uma prática estranha, por mais que ela remodele as formulações originais, precisa ser pensada como um movimento da cultura e como ampliação de acesso”. 
  
A atividade é aberta ao público, mas é solicitada inscrição prévia, junto à secretaria, pelo e-mail  sbprj@sbprj.org.br  ou pelos telefones s 2537-1333  e  2537-1115A SBPRJ fica na rua David Campista, 80, no Humaitá, RJ. 

Valéria Veríssimo
SPS COMUNICAÇÃO
21 2111-2650
21 99115-6694

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia