História da Filosofia

História da Filosofia
A FILOSOFIA E SEUS MOMENTOS NA HISTÓRIA

A história da filosofia costuma ser agrupada em períodos em que predominaram certos modos compreender e investigar a natureza do homen. A seguir, um panorama desses principais períodos:

1)Filosofia Antiga: vai do surgimento da Filosofia à queda do Império Romano. 
Tem dois momentos principais: antes e depois de Sócrates.
Pré-Socráticos: são os primeiros filósofos. Tentavam explicar o mundo de maneira real e não mais mitológica.
Queriam encontrar qual (ou quais) seria o princípio fundamental de todas as coisas (arché).
Sofistas: eram filosofos que propuseram a aplicação prática do saber, trasendo a reflexão intelectual para o âmbito da política, da sociedade e da condição humana ("O homen é a medida de todas as coisas, disse Protágoras).
Sócrates (469-399 a. C.): pôs o homen e seus problemas (o que é o bem, a virtude, a jusitça etc) no centro das reflexões filosóficas. Seu principal discípulo foi Platão (428/427 - 348/347 a. C.), que criou a teoria segundo a existiriam duas realidades: a inteligível e a sensível. Aristóteles ( 384 a.C. - 322 a.C.) é considerado o criador do pensamento lógico e estabelece, no âmbito da Ética, a compreensão da virtude como justa-medida.

2)Filosofia Medieval: período em que houve sincrestismo entre o conhecimento filosófico e as crenças religiosas com com o intuito de dar uma explicação racional as verdades reveladas da Igreja Cristã.
Os principais nomes são 1) Santo Agostinho, que redige uma obra monumental sobre o problema da liberdade humana, da verdade interior, das potencialidades da alma e lança as bases para uma compreensão filosófica da história. na sua "Cidade de Deus"; 2) São Tomás de Aquino (1225-1274), que sintetiza o cristianismo com a visão aristotélica do mundo, unindo fé e razão.

3)Filosofia Moderna: engloba os pensamentos filosóficos do final da idade Média até o século XIX. É comun ser dividida em Filosofia da Renascença e Moderna.
Filosofia da Renascença: ocorre a retomada de valores clássicos. São filósofos deste período Maquiavel (1469 - 1527) - que escreve sobre como  são os Estados e os governos e é considerado fundador das Ciências Políticas moderna - e o humanista Montaigne (1533 - 1592), considerado o inventor dos ensaios, forma escrita que usou para se compreender os homens por meio de introspecção.
Séculos XVII ao XIX: abarca  o Iluminismo e décadas anteriores e posteriores a ele. Predominou a valorização da Ciência e da técnica, com explicação mecânica  do universo.  Entre os filósofos expoentes deste grupo está Descartes ( 1596 - 1650 ), criador do método que serviu  de base para a Ciência contemporânea, com uma visão dualista do homen : mente e corpo. Em  contrapartida, há os filósofos empiristas, que colocaram o primado do conhecimento humano na experiência. A grande referência dessa corrente é John Locke ( 1632 - 1704 ). Kant ( 1724 - 1804 ), com sua filosofia críticista, cria uma grande síntese entre o racionalismo e empirismo.

4)Filosofia Contemporânea: abarca meados do século XIX até os nossos dias. Perpassa desde as ideias de Hengel ( 1770 - 1831 ),  ao sistema de Schopenhaer ( 1788 - 11860 ) que coloca o primado  da existência em um princípio natural irracional e desprovido de finalidade ( A Vontade ). Nietzsche ( 1844 - 1900 ) problematiza o efeito deletério da moralidade cristã e propõe novos valores, diferentes dos seguidores por milênios por nossa civilização platônica-judaico-cristã. Além disso, engloba a Teoria Crítica de Horkheimer ( 1895 - 1973 ) o Existencialismo de Sartre ( 1905 - 1938 ) a Fenomenologia de Husserl ( 1859 - 1938 ) e ideias masi estudos de Foucault ( 1926 - 1984 ) sobre instituições sociais.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia