Psicologia e Medicina Comportamental

Psicologia Médica

Psicologia E Medicina Comporta mental

Autor: Themis Justiça
Dentro da especialidade da Medicina Comporta mental as técnicas de tratamentos  são: Terapia Cognitiva Comporta mental, Técnicas de relaxamento e Estados Alterados de Consciência.

A corrente mais forte é a Terapia Cognitiva Comporta mental, recomendada sobre tuto a quem sofre de fobias, como medo de dirigir, ou transtorno obsessivos, como hábito de lavar as mãos.

Diferente da psicanálise a terapia cognitiva comporta mental quer saber pouco do passado e dos desejos reprimidos do paciente.

O tratamento costuma-se ser breve e se concentra no que a pessoa pensa sobre si mesma e como esse pensamento reflete nas ações.

Para a Terapia Cognitiva comporta mental, os sintomas depressivos vem do pensamentos e crenças negativas sobre si e sobre o mundo.
Na especialidade da neuro ciência, pesquisam mostram que com a neuro imagem funcional, método que fotografa o fluxo sanguíneo do cérebro, estão provando que a terapia baseada na fala causam, sim efeitos permanentes no nosso sistema de aprendiz agem, na memória e no processamento das emoções.

As experiências das nossas vidas provocam mudanças na atividade cerebral. Não se imaginava que o funcionamento do cérebro pudesse ser alterado dramaticamente pelo tratamento com benefícios  tão duradouros.

É como se o pensamento alterado pela terapia fosse a a tabuada que a gente nunca mais esquece. O cérebro é uma estrutura plástica, que se modifica com as nossas experiências, o tratamento consegue atuar em determinados circuitos.

Relato aqui um caso de uma paciente com fobia de dirigir. A paciente veio de uma cirurgia,tratamento e por fim reabilitada da sua labirintite, Logo após teve um evento traumático com seu automóvel, ficando assim com estresse pós trauma.
Com o tratamento em 12 sessões, com terapia de exposição e reestruturação cognitiva ( que consiste em revisitar o evento para então dar à ele um significado menos traumático. Como nosso cérebro regula nossa sensação de medo, a relação é direta, a terapia reduziu o medo e a ansiedade do paciente e se estabeleceu, voltando a dirigir normalmente.

Há indícios que as psico terapia promovem o fortalecimento das funções ligada ao córtex pré frontal, ou seja a terapia faz as pessoas pensar melhor.

Na terapia Cognitiva Comporta mental , onde é a principal técnica que mais utilizo com meus pacientes, utiliza duas correntes , o paciente tenta identificar pensamentos e crenças distorcidas que tem de si próprio . A idéia é fazer a pessoa perceber seus pensamentos e procurar corrigí-lo novos   padrões de raciocínio.
http://www.artigonal.com/psico terapia-artigos/psicologia-e-medicina-comporta mental-1331176.html

Perfil do Autor

Psicóloga e pós graduada- especialista em em Medicina Comporta mental pela Escola Paulista de Medicina- UNIFESP, Palestrante e Coordenadora de Treinamentos Comporta mentais. Psicóloga Cristã

A medicina Comporta mental é um campo da medicina e psicologia que investiga um amplo campo de integração de conhecimentos um lado a Biomédica (fisiologia, anatomia, neurologia, psiquiatria e outras), por um outro as psicos sociais. Visando compreender o homem de uma maneira mais completa ou seja bio-psico-social.Como diz na frase de Tissot, 1767A união entre o espírito e corpo é tão forte, que é difícil imaginar um agir sem o consentimento do outro".   

Comentários

  1. Estou iniciando meus estudos sobre esta abordagem, gostei muito da postagem.
    Saudações,
    Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia