Etapas do desenvolvimento humano - Jean Piaget

Piaget

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Para Piaget,  a construção da inteligência acontece em etapas sucessivas com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras chamadas por ele de construtivismo sequencial.

SENSÓRIO-MOTOR (do nascimento aos 2 anos) - Nessa fase a inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações (motor)através do deslocamento do próprio corpo.   A linguagem está sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras frase, já que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.

SIMBÓLICO (dos 2 aos 4 anos) - Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação; é o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de símbolos.

INTUITIVO (dos 4 aos 7 anos) - Instala-se o desejo de explicação dos fenômenos, a fase dos porquês.   A criança começa a distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista.

OPERATÓRIO CONCRETO (dos 7 aos 11 anos) - O indivíduo já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatória.  Sua organização social é feita em grupos, e ele já pode compreender regras.

OPERATÓRIO ABSTRATO (após os 11 anos) - Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático.  Nessa fase o indivíduo está se liberando do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.

Breve Biografia:  Piaget


Comentários

  1. muito interessante gostei.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de me desculpar por estar invadindo esse espaço. Mas gostaria de indicar um site, o www.jzmagazine.com.br. Não é um site de coisas chiques, ou carissimas, mas apenas um site para quem pensa em iniciar um negócio, ou que já tem um negócio. São mercadorias boas e baratas. Pode até parecer um mera propaganda, pode até ser, mas geralmente o que se vê atualmente um a chamada crise economica. E contra a crise, que gera depressão, e coisas do tipo influenciando assim o estado psicologico da pessoa, é uma forma de dizer também: "tudo tem solução, basta querer, focar e buscar investir em coisas reais, e não fantasiosas, como preços altissimos, ou coisas do tipo". E no site www.jzmagazine, é uma forma de opção. Mesmo porque buscamos nos diferenciar sim no mercado.

    TANTO QUE NÃO TEM VALOR MINIMO PARA COMPRA, O CLIENTE COMPRA O VALOR QUE QUISER”.

    Sei que pode estar pensando que não precisa agora, mas guarde pelo menos fone de contato, quem sabe lá na frente pode ser útil.


    J.Z. Magazine
    (19) 3272 8464
    Campinas-SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia