Etapas do desenvolvimento humano - Jean Piaget | Psicologia Acadêmica

03 janeiro, 2011

Etapas do desenvolvimento humano - Jean Piaget

Piaget

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Para Piaget,  a construção da inteligência acontece em etapas sucessivas com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras chamadas por ele de construtivismo sequencial.

SENSÓRIO-MOTOR (do nascimento aos 2 anos) - Nessa fase a inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações (motor)através do deslocamento do próprio corpo.   A linguagem está sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras frase, já que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.

SIMBÓLICO (dos 2 aos 4 anos) - Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação; é o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de símbolos.

INTUITIVO (dos 4 aos 7 anos) - Instala-se o desejo de explicação dos fenômenos, a fase dos porquês.   A criança começa a distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista.

OPERATÓRIO CONCRETO (dos 7 aos 11 anos) - O indivíduo já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatória.  Sua organização social é feita em grupos, e ele já pode compreender regras.

OPERATÓRIO ABSTRATO (após os 11 anos) - Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático.  Nessa fase o indivíduo está se liberando do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.

Breve Biografia:  Piaget




▲ Topo